A etapa final do socialismo: a desintegração da Venezuela
"O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros", disse Margaret Thatcher. Na Venezuela, além do dinheiro, acabou também a paciência da população.
Ler texto completo
Cansada da escassez de produtos — falta de tudo: desde papel higiênico e jornais a produtos básicos de alimentação —, da inflação de preços galopante, da corrupção e da violência endêmica (a maior da América do Sul), dezenas de milhares de pessoas estão nas ruas protestando desde quarta-feira da semana passada.
O governo reprime as manifestações com violência. Três pessoas foram assassinadas pelo governo e mais de 60 estão feridas. A polícia está invadindo casas a esmo à procura do líder da oposição, que está foragido porque está jurado.
Há vários vídeos no YouTube descrevendo a situação e mostrando imagens do protesto. Este, em espanhol e em inglês, resume o que está acontecendo na Venezuela. Este mostra imagens dos confrontos e contém cenas fortes. Aqui um manifestante é espancado pelas forças do governo. E este mostra o exato momento em que um manifestante é assassinado.
Duas páginas foram criadas no Facebook para narrar e mostrar, em tempo real, tudo o que está acontecendo na Venezuela: SOS Venezuela e Somos más del 46% - Venezuela. Ambas estão postando fotos das manifestações.
Segundo o jornal espanhol El País, jornais e redes de televisão venezuelanos estão limitando a veiculação de notícias sobre as manifestações, a mando do governo.
Praticamente nenhum canal de televisão está transmitindo imagens dos protestos. Jornais impressos, que dependem da autorização do governo para a compra de papel, também têm dado pouco destaque às manifestações. Até o momento, três jornalistas que cobriam os protestos estão presos.
O jornal espanhol também denunciou ainda a suspensão, por parte de Maduro, dos serviços de metrô e ônibus que fazem o transporte entre Caracas e os municípios próximos, Sucre, Chacao e Baruta, governados pela oposição — e palco do início dos protestos.
O artigo a seguir é um compêndio de nossos artigos sobre a Venezuela, organizado de maneira cronológica. Ele permite entender como as políticas econômicas do governo levaram a situação a este ponto.